top of page
  • Foto do escritorFlavea Medeiros | Mídia

"30 perguntas que devem ser feitas ao contratar uma empregada doméstica"


Contratar uma empregada doméstica para o seu lar requer o mesmo grau de exigência, profissionalismo e rigor que é de praxe quando você admite alguém para sua equipe no ambiente corporativo. A profissional, além de apresentar as habilidades desejadas para desempenhar a função, deve possuir um perfil que combine com os hábitos e a rotina da sua família e do seu lar.

Quer saber como encontrar a empregada doméstica certa para você? Continue a leitura!

MONTE O PERFIL QUE VOCÊ PROCURA

Para nortear a sua busca por essa profissional, é importante elaborar um roteiro prévio — com perguntas que deverão ser feitas para todas as candidatas, abordando questões técnicas, profissionais, comportamentais e pessoais. Considere anotar, de alguma forma prática, as respostas de cada entrevista — para que, mais tarde, você possa fazer uma análise detalhada e, assim, escolher a candidata mais adequada. Neste momento, já tenha em mente — e, também, no papel — qual perfil de empregada doméstica você procura. Mas, atenção! Não estamos falando de pensar em uma profissional utópica — mas de priorizar quais habilidades a candidata deve obrigatoriamente ter, quais é possível negociar que ela aprenda e quais afinidades são imprescindíveis, como se dar bem com animais ou com crianças.

FAÇA AS PERGUNTAS ESSENCIAIS DURANTE A ENTREVISTA Para ajudar você nesse processo, preparamos trinta perguntas essenciais que devem ser feitas para que você contrate a empregada doméstica ideal para sua residência. Durante as entrevistas, lembre-se de ouvir mais do que falar — e atente-se para os gestos, modo como a candidata se comunica, maneira como se veste e outra informação que achar importante, como observar o asseio dela quanto às próprias roupas, unhas e cabelos. Vamos às perguntas?

QUESTÕES TÉCNICAS Antes de iniciar as perguntas que tem a ver com as habilidades profissionais, apresente sua proposta de trabalho. Não se esqueça de mencionar as tarefas, o salário, horários, folgas, benefícios, hábitos da casa e regras — como uso do celular, proibição ou permissão de ouvir música durante o trabalho, etc. Se for necessário trabalhar aos sábados, vestir uniforme ou qualquer outra particularidade, mencione — e já pergunte se a candidata concorda. Também questione se ela se imagina trabalhando ali, naquele ambiente. Em seguida, inicie a entrevista com as perguntas a seguir: 1- Está trabalhando atualmente? Se sim, por que quer sair? Se não, por que saiu do último emprego? 2- Quanto tempo de experiência você tem com trabalho doméstico? 3- Tem referências dos empregos anteriores? Quais? Pode passar nomes e telefones de, pelo menos, duas? 4- Como você organiza a limpeza pesada e a faxina de manutenção durante os dias da semana? Aceita fazer a limpeza de vidros, armários, geladeira, forno, etc.? 5- Você sabe passar roupas? Como você classifica o seu desempenho em relação a esse serviço? 6- Você sabe identificar quais roupas podem ou não ser lavadas na máquina? Sabe tirar manchas? Lava roupas na mão, se for preciso? 7- Sabe e gosta de cozinhar? Quais pratos são sua especialidade? Sabe montar mesa? 8- Tem o costume de anotar quais produtos estão acabando ou acabaram? Tem experiência em fazer compras no supermercado, se for necessário? Grava com facilidade as marcas preferidas pelos moradores da casa? 9- Tem experiência em preparar o café da manhã assim que chega, e deixar o jantar pronto antes de ir embora? 10- Questão opcional, pois varia conforme o perfil de cada família — Para você, é tranquilo cuidar de (insira alguma especificidade da sua casa, como crianças, animais ou idosos).

QUESTÕES COMPORTAMENTAIS Considere fazer perguntas sobre situações reais do dia a dia, para descobrir como cada candidata agiria. Interprete as respostas a essas questões e, também, as reações a elas — o corpo pode falar mais do que as palavras! Fique atenta também às candidatas especialistas em cativar pela entrevista. Desconfie de muita perfeição — ou seja, não compre o livro pela capa. Lembre-se de que as aparências enganam! 1- Para você, é tranquilo trabalhar com outras pessoas? Costuma se dar bem com seus colegas de trabalho? Em outras casas, já dividiu os afazeres? Como foi? 2- Como você reage às ordens da patroa? Gosta de receber instruções ou prefere executar o serviço do seu jeito? Como reagiria se uma funcionária mais antiga te passasse as instruções? 3- Com relação às residências em que já trabalhou, se tivesse que dizer com qual pessoa você mais se deu bem, quem seria? Por quê? 4- E com qual pessoa você teve um relacionamento mais difícil? Por quê? 5- Explique porque saiu de cada um dos empregos anteriores. Se foi demitida ou se pediu demissão, qual foi o motivo de cada? Se tivesse que voltar a trabalhar em alguma casa onde já tenha atuado, em qual jamais voltaria? Por que? O que aprendeu com essa experiência? 6- E para qual voltaria? Qual o motivo? 7- Se você pudesse avaliar cada patroa que já teve, que nota daria a cada uma de 0 a 10? Por que? 8- Você se lembra de algum elogio e bronca que tenham dado a você mais de uma vez? Quais foram? 9- Em relação ao seu jeito de ser e trabalhar, como você se descreveria?

"30 perguntas que devem ser feitas ao contratar uma empregada doméstica"

QUESTÕES PESSOAIS Fique à vontade para alterar a ordem das temáticas — você pode começar pelas questões mais pessoais, para quebrar o gelo, ou terminar com elas para finalizar a entrevista de forma mais leve. Todos nós, quando falamos de quem somos e da nossa família — sobre quem amamos — tendemos a nos tornar mais acessíveis. Portanto, as perguntas a seguir são excelentes formas de conhecer melhor a candidata que, se escolhida, se tornará parte integrante da rotina do seu lar: 1- Onde você nasceu e quantos anos você tem? Mora onde e com quem? Foi difícil chegar aqui, ou tranquilo? 2- Qual o seu estado civil? Se casada, há quanto tempo? 3- Tem filhos? Se sim, quantos? 4- Se você tem filhos, quantos anos eles têm? Quem fica com eles enquanto você trabalha? 5- Como você se organiza para levá-los à escola e ao médico? 6- Como está a sua saúde? Toma algum remédio controlado? 7- Você ou algum parente já teve algum problema com a justiça? --Já moveu ação trabalhista contra algum patrão? Por qual motivo? 8- O que você gosta de fazer nas horas vagas? 9- Qual o seu maior sonho?

0 comentário
bottom of page