Flavea Medeiros | Mídia

14 de set de 2017

"30 perguntas que devem ser feitas ao contratar uma empregada doméstica"

Contratar uma empregada doméstica para o seu lar requer o mesmo grau de exigência, profissionalismo e rigor que é de praxe quando você admite alguém para sua equipe no ambiente corporativo. A profissional, além de apresentar as habilidades desejadas para desempenhar a função, deve possuir um perfil que combine com os hábitos e a rotina da sua família e do seu lar.

Quer saber como encontrar a empregada doméstica certa para você? Continue a leitura!

MONTE O PERFIL QUE VOCÊ PROCURA

Para nortear a sua busca por essa profissional, é importante elaborar um roteiro prévio — com perguntas que deverão ser feitas para todas as candidatas, abordando questões técnicas, profissionais, comportamentais e pessoais. Considere anotar, de alguma forma prática, as respostas de cada entrevista — para que, mais tarde, você possa fazer uma análise detalhada e, assim, escolher a candidata mais adequada.
 

 
Neste momento, já tenha em mente — e, também, no papel — qual perfil de empregada doméstica você procura. Mas, atenção! Não estamos falando de pensar em uma profissional utópica — mas de priorizar quais habilidades a candidata deve obrigatoriamente ter, quais é possível negociar que ela aprenda e quais afinidades são imprescindíveis, como se dar bem com animais ou com crianças.

FAÇA AS PERGUNTAS ESSENCIAIS DURANTE A ENTREVISTA
 

 
Para ajudar você nesse processo, preparamos trinta perguntas essenciais que devem ser feitas para que você contrate a empregada doméstica ideal para sua residência.
 

 
Durante as entrevistas, lembre-se de ouvir mais do que falar — e atente-se para os gestos, modo como a candidata se comunica, maneira como se veste e outra informação que achar importante, como observar o asseio dela quanto às próprias roupas, unhas e cabelos. Vamos às perguntas?

QUESTÕES TÉCNICAS
 

 
Antes de iniciar as perguntas que tem a ver com as habilidades profissionais, apresente sua proposta de trabalho. Não se esqueça de mencionar as tarefas, o salário, horários, folgas, benefícios, hábitos da casa e regras — como uso do celular, proibição ou permissão de ouvir música durante o trabalho, etc.
 

 
Se for necessário trabalhar aos sábados, vestir uniforme ou qualquer outra particularidade, mencione — e já pergunte se a candidata concorda. Também questione se ela se imagina trabalhando ali, naquele ambiente. Em seguida, inicie a entrevista com as perguntas a seguir:
 

 
1- Está trabalhando atualmente? Se sim, por que quer sair? Se não, por que saiu do último emprego?
 

 
2- Quanto tempo de experiência você tem com trabalho doméstico?
 

 
3- Tem referências dos empregos anteriores? Quais? Pode passar nomes e telefones de, pelo menos, duas?
 

 
4- Como você organiza a limpeza pesada e a faxina de manutenção durante os dias da semana? Aceita fazer a limpeza de vidros, armários, geladeira, forno, etc.?
 

 
5- Você sabe passar roupas? Como você classifica o seu desempenho em relação a esse serviço?
 

 
6- Você sabe identificar quais roupas podem ou não ser lavadas na máquina? Sabe tirar manchas? Lava roupas na mão, se for preciso?
 

 
7- Sabe e gosta de cozinhar? Quais pratos são sua especialidade? Sabe montar mesa?
 

 
8- Tem o costume de anotar quais produtos estão acabando ou acabaram? Tem experiência em fazer compras no supermercado, se for necessário? Grava com facilidade as marcas preferidas pelos moradores da casa?
 

 
9- Tem experiência em preparar o café da manhã assim que chega, e deixar o jantar pronto antes de ir embora?
 

 
10- Questão opcional, pois varia conforme o perfil de cada família — Para você, é tranquilo cuidar de (insira alguma especificidade da sua casa, como crianças, animais ou idosos).

QUESTÕES COMPORTAMENTAIS
 

 
Considere fazer perguntas sobre situações reais do dia a dia, para descobrir como cada candidata agiria. Interprete as respostas a essas questões e, também, as reações a elas — o corpo pode falar mais do que as palavras!
 

 
Fique atenta também às candidatas especialistas em cativar pela entrevista. Desconfie de muita perfeição — ou seja, não compre o livro pela capa. Lembre-se de que as aparências enganam!
 

 
1- Para você, é tranquilo trabalhar com outras pessoas? Costuma se dar bem com seus colegas de trabalho? Em outras casas, já dividiu os afazeres? Como foi?
 

 
2- Como você reage às ordens da patroa? Gosta de receber instruções ou prefere executar o serviço do seu jeito? Como reagiria se uma funcionária mais antiga te passasse as instruções?
 

 
3- Com relação às residências em que já trabalhou, se tivesse que dizer com qual pessoa você mais se deu bem, quem seria? Por quê?
 

 
4- E com qual pessoa você teve um relacionamento mais difícil? Por quê?
 

 
5- Explique porque saiu de cada um dos empregos anteriores. Se foi demitida ou se pediu demissão, qual foi o motivo de cada?
 

 
Se tivesse que voltar a trabalhar em alguma casa onde já tenha atuado, em qual jamais voltaria? Por que? O que aprendeu com essa experiência?
 

 
6- E para qual voltaria? Qual o motivo?
 

 
7- Se você pudesse avaliar cada patroa que já teve, que nota daria a cada uma de 0 a 10? Por que?
 

 
8- Você se lembra de algum elogio e bronca que tenham dado a você mais de uma vez? Quais foram?
 

 
9- Em relação ao seu jeito de ser e trabalhar, como você se descreveria?

QUESTÕES PESSOAIS
 

 
Fique à vontade para alterar a ordem das temáticas — você pode começar pelas questões mais pessoais, para quebrar o gelo, ou terminar com elas para finalizar a entrevista de forma mais leve.
 

 
Todos nós, quando falamos de quem somos e da nossa família — sobre quem amamos — tendemos a nos tornar mais acessíveis. Portanto, as perguntas a seguir são excelentes formas de conhecer melhor a candidata que, se escolhida, se tornará parte integrante da rotina do seu lar:
 

 
1- Onde você nasceu e quantos anos você tem?
 

 
Mora onde e com quem? Foi difícil chegar aqui, ou tranquilo?
 

 
2- Qual o seu estado civil? Se casada, há quanto tempo?
 

 
3- Tem filhos? Se sim, quantos?
 

 
4- Se você tem filhos, quantos anos eles têm? Quem fica com eles enquanto você trabalha?
 

 
5- Como você se organiza para levá-los à escola e ao médico?
 

 
6- Como está a sua saúde? Toma algum remédio controlado?
 

 
7- Você ou algum parente já teve algum problema com a justiça? --Já moveu ação trabalhista contra algum patrão? Por qual motivo?
 

 
8- O que você gosta de fazer nas horas vagas?
 

 
9- Qual o seu maior sonho?

#Contratarempregadadomésticaemsp #agenciadeempregadadomésticaemsp #comocontratarempregadadomestica

    1